terça-feira, 17 de abril de 2012

EDITORIAL - 17/04/2012


Como chegar a Longevidade com Prazer

Cláudio Cardoso/M.’.M.’.
ARLS Ignácio Lôlo 22

Para se chegar à longevidade com prazer é preciso se aprofundar nas causas e efeitos dos males que assolam o ser humano no mundo globalizado.
Inicialmente citaremos três Epidemias de grande influência na vida do ser humano; ATEROSCLEROSE – DEPRESSÃO e NEUROSE. Em 70% dos casos as mortes ocorrem por INFARTO – ACIDENTES CELEBRAIS (AVCs) e CÃNCER.
Infelizmente 70% das causas/mortes são por: EMOÇÕES – GENÉTICA – O QUE COMEMOS – O QUE BEBEMOS e o QUE RESPIRAMOS.
Para compreender às causas acima citadas devemos procurar entender o verdadeiro significado de SAÚDE:
“SAÚDE É O BEM-ESTAR – FÍSICO – MENTAL – PSÍQUICO – FAMILIAR – FINANCEIRO – PROFISSIONAL – AMBIENTAL e ESPIRITUAL.”.
Existem três fazes conceitual e de grande importância para uma reflexão sobre a longevidade prazerosa: “CORPO – MENTE e ESPÍRITO”.
Nunca devemos esquecer que os males da ALMA causam doenças no CORPO FÍSÍCO, através do trio maléfico: RAIVA (ÓDIO) – INVEJA e VAIDADE.
De acordo com as estatísticas que envolvem o BEM-ESTAR SOCIAL, quatro fatores condicionais são relacionados com a longevidade: ASSISTÊNCIA MÉDICA = 10% - GENÉTICA = 17% - MEIO AMBIENTE = 20% e ESTILO DE VIDA = 53%.(FONTE: Stanford University).
Como o ESTILO DE VIDA é quem mais pesa no BEM-ESTAR SOCIAL, poderemos defini-los como “A GESTÃO DO PRAZER E DA FELICIDADE”.
Para o homem melhorar o estilo de vida, não necessariamente precisa de dinheiro e sim de DECISÃO e de DIRECIONAMENTO.
Os seres humanos para viverem em harmonia com o Universo precisam de: ESTILO DE VIDA – SAÚDE – FELICIDADE e LONGEVIDADE. Porém, a LONGEVIDADE não tem sentido se não houver prazer na vida.
Infelizmente alguns fatores do cotidiano afetam a Felicidade: RELAÇÃO FAMILIAR – SITUAÇÃO FINANCEIRA – TRABALHO – COMUNIDADE/ AMIGOS e SAÚDE.
Nos Séculos 18 e 19 a motivação principal do TRABALHO era o dever cumprido.Com a Revolução Industrial o dinheiro passou a ser a principal motivação.
 Na época atual o dinheiro já esta sendo colocado em segundo plano.
 No Século XX - Os paradigmas eram: o século do “TER”A perda da longevidade;
 No Século XXI – Os paradigmas são: século do “SER” A recuperação da longevidade
No mundo globalizado, a TV e a Internet estão contribuindo com a doença da Síndrome da Comparação Social, provocando o aumento do consumismo e consequentemente à insatisfação pessoal. A comparação entre o poder aquisitivo das pessoas vem causando o aumento da sensação de infelicidade, contribuindo na queda da qualidade de vida e na longevidade.
Infelizmente a felicidade plena é obtida e distribuída irregularmente entre as pessoas. Ou você continua insistindo em ficar rico ou então se contenta com o pouco que tem.
O grau de felicidade não se mede com o tamanho da riqueza ou de poder. Mede-se com o grau de desapego com bens materiais e com o amor a si e ao próximo. Não devemos esquecer que quando nascemos só trazemos as experiências da eternidade, e os bens matérias adquiridos na passagem pela terra não poderão ser levados quando da passagem para o oriente eterno.
“O Sucesso de uma Grande Empresa não é medido só pelo Balanço Financeiro, mas principalmente pela satisfação de Patrões e Empregados”.
Devemos sempre lembrar que o grande compromisso do ser humano com a vida é a busca incessante da felicidade.
“A felicidade não se compra! Conquista-se com paz e amor ao próximo, livrando-se dos vícios e  cultivando a virtude” Cláudio Cardoso.

FONTE: “INTERNET” PPS - Inteligência Emocional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário